domingo, 23 de setembro de 2012

Brasileiros dão show em primeiro dia de competições da Megarampa

Depois de três anos sendo disputada na cidade de São Paulo, a Megarampa invadiu o Rio de Janeiro neste sábado e agitou os cariocas que compareceram em grande número na competição. O evento foi realizado no Sambódromo do Anhembi, na praça da Apoteose


Depois de três anos sendo disputada na cidade de São Paulo, a Megarampa invadiu o Rio de Janeiro neste sábado e agitou os cariocas que compareceram em grande número na competição. O evento foi realizado no Sambódromo do Anhembi, na praça da Apoteose  Foto: Rudy Trindade/Frame/Divulgação

Tetra da Megarampa, Burnquist mira mais: "nunca perde a graça"


 
 

Tetra da Megarampa, Burnquist mira mais: "nunca perde a graça"

Bob Burnquist ergue quarto troféu da Megarampa. Última edição foi disputada no Sambódromo do Rio. Foto: Daniel Ramalho/Terra

Bob Burnquist ergue quarto troféu da Megarampa. Última edição foi disputada no Sambódromo do Rio
LUISA MIGUERES
Direto de São Paulo
Tetracampeão da Megarampa (de 2009 a 2012), o skatista Bob Burnquist admitiu, em entrevista exclusiva ao Terra duranta o VMB - premiação da MTV realizada na última quinta-feira -, que não é fácil superar a concorrência e conquistar o título mesmo depois de tantas vitórias na carreira.
"Nunca perde a graça, porque é muito difícil de ganhar. Por mais que eu tenha ganhado todos esses anos, dá sempre muito trabalho", garantiu o campeão, que se tornou referência do skate desde que passou a faturar o X Games consecutivamente, a partir de 2000.
Neste ano, Bob concretizou novamente suas manobras na estrutura construída no Sambódromo do Rio de Janeiro e levou pela quarta vez o título da Megarampa, provando que é o skatista número 1 do mundo.
Aos 35 anos, o brasileiro não dá sinais de que quer se aposentar e fica animado quando comenta sobre a pouca idade dos concorrentes - Mitchie Brusco, 15 anos, foi o segundo colocado no torneio.
"Eu acho isso demais, até tira um pouco de peso. Se não tem gente nova chegando, aprendendo e mandando bem, você tem que segurar por muito tempo", comemorou o atleta. E não são apenas os novos skatistas que fazem com que Bob vislumbre um futuro cada vez mais próspero ao esporte.
A respeito do surgimento de novas grandes competições, como a Street League, idealizada pelo veterano Rob Dyrdek em 2010, Burnquist foi otimista: "acho que tem que existir essa diversidade, porque o skate é diverso. Tem a Megarampa, o vertical, o street, a piscina... E existem caras andando muito bem em todos esses aspectos".
Para exemplificar, o brasileiro também não perdeu a oportunidade de elogiar os compatriotas sob rodas. "O Luan de Oliveira no street, o Rodrigo Teixeira, o Pedrinho Barros, Lincoln Ueda, Sandro Dias... Todas as categorias estão muito bem representadas por brasileiros de ponta", conclui o skatista, que voltou ao Rio depois de participar do VMB em São Paulo.

Prefeitura inaugura pista de skate do Paraíso neste sábado Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,63299,Prefeitura%20inaugura%20pista%20de%20skate%20do%20Paraiso%20neste%20sabado.html#ixzz27KOpp1Uv


















Resende

A Prefeitura, por meio da Fundação Resende Esportes (Funresp), inaugura neste sábado, dia 22 de setembro, às 16 horas, a Pista de Skate do bairro Paraíso, construída com recurso do Governo Federal, via Ministério do Esporte, e com recursos da Prefeitura, no valor total de R$ 126 mil. As obras, executadas pela empresa JE Locações e Serviços, foram iniciadas em maio e, segundo o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, o projeto para a construção da pista foi desenvolvido com a participação de skatistas do Município.
A Pista de Skate foi construída no Horto Municipal, em uma área de 45 metros por 12,50 metros, conta com iluminação e quatro modelos de obstáculos diferentes, as mesmas dimensões da pista que a Prefeitura está construindo na Avenida Perimetral, na Cidade Alegria, onde o investimento é de R$ 108 mil.
Além da inauguração, o fim de semana será de muito esporte promovido pela Funresp. No sábado, dia 22, às 14 horas, no Colégio Dom Bosco, acontece a final da Copa Resende de Futsal. Na categoria Pré-Mirim, de 11 a 13 anos, a equipe do Colégio Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) enfrenta a equipe da Cidade Alegria; no Mirim, a disputa também ficou com a equipe do Maria Dulce, que enfrenta o Bola na Rede (Ciep 489). A copa teve início no dia 11 de agosto e contou com a participação de mais de 40 equipes de toda a cidade e 240 atletas.
No domingo, 23, também acontece a final do Campeonato de Futebol Society de Visconde de Mauá, no campo do distrito, às 14h30, com a partida entre Lote 10 e Molekada. O campeonato começou no dia 12 de agosto, reunindo 128 atletas de oito equipes, com idade acima dos 16 anos. Segundo a presidente da Funresp, Mônica Soares, nas duas competições serão premiados com troféus os times vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Já o Campeonato de Futebol da Área Rural de Resende, mais conhecido como Ruralzão, terá sua quinta rodada no domingo, 23, no Campo da Capelinha com a realização de três jogos: Pedra Selada x Vargem Grande, às 11 horas; Fumaça x Bagagem, às 13 horas; e Capelinha x Serrinha, às 15 horas.
Com isso, encerra-se a primeira fase do Ruralzão. As semifinais serão realizadas no dia 14 de outubro. Para esta fase já estão classificadas as equipes da Serrinha, Bagagem e Pedra Selada. Fumaça e Vargem Grande disputam a quarta vaga para a competição.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,63299,Prefeitura%20inaugura%20pista%20de%20skate%20do%20Paraiso%20neste%20sabado.html#ixzz27KPHKzRM

Skatistas querem ser reconhecidos


Segundo esporte mais praticado hoje no Brasil, com cerca de 4 milhões de adeptos (Datafolha), o skate vem ganhando cada dia mais espaço nas ruas das grandes cidades, nos eventos esportivos e na mídia não-especializada.
Em Salvador, é possível ver a prática do skate crescendo, seja nas poucas pistas existentes para a prática do esporte na cidade, ou pelas ruas e praças da capital baiana.
Não é de hoje que a Bahia revela skatistas talentosos, mas, para conseguir o reconhecimento devido, esses atletas precisam sair do Estado em busca de patrocínios, visibilidade, campeonatos e uma estrutura mínima para viver do esporte.
É o caso de dois dos nomes mais representativos do skate baiano hoje: Alex Cardoso e Felipe Oliveira. O primeiro já possui no currículo troféus e medalhas de campeão em competições de diversos estados brasileiros e até mesmo fora do país.
Com muitas medalhas e troféus conquistados pelo Brasil e até no Chile, Alex conhece bem a realidade dos skatistas na Bahia. “O skate aqui está passando por uma fase complicada, no que diz respeito ao circuito de campeonatos, mídia e mercado para o esporte. Quem desejar seguir carreira profissional, com certeza tem que ir para outros estados”, disse.
Alex Cardoso viveu oito meses em São Paulo e nesse período conseguiu visibilidade em revistas e vídeos especializados.
O jovem Felipe Oliveira, de apenas 17 anos, recentemente passou uma temporada em cidades do sul e sudeste do país e reconhece que se não tivesse ido mostrar suas manobras em pistas e ruas bem distantes de sua casa, dificilmente conseguiria visibilidade no cenário.
“O mercado de skate aqui ainda é carente, nos últimos anos não tivemos campeonatos de alto nível e isso é uma das coisas que acabam diminuindo o incentivo aos atletas”, afirma Felipe.
O presidente da Federação de Skate do Estado da Bahia (Feseb), Jefferson Albuquerque aponta como um dos agravantes para essa situação o fato de existirem poucas marcas ligadas ao skate no estado. “As principais empresas do segmento não estão aqui, portanto falta quem invista no esporte.
A Feseb está se regularizando diante dos órgãos públicos para conseguir um título de utilidade pública e assim poder viabilizar seus projetos com recursos governamentais”, revela.
Com uma visão mais otimista da situação, o skatista e empreendedor Ian Aragão diz que “o mercado do Skate em Salvador está melhorando, pois algumas lojas e marcas têm tomado iniciativas independentes e realizado ações para fomentar a prática do esporte”.
Proprietário da Zero Sete Um, uma das poucas lojas especializadas no esporte na capital baiana, Ian pondera: “ainda não temos muito poder, pois existem poucas marcas locais, o ideal é que os próprios skatistas criem suas lojas e marcas e façam acontecer, pois não se pode deixar o skate nas mãos de leigos e oportunistas”.
Mesmo com todas as dificuldades, os skatistas baianos seguem manobrando e nem pensam em deixar o esporte, seja vivendo em sua terra natal ou viajando para longe em busca do sonhado reconhecimento, como revela Felipe Oliveira. “O que ganho financeiramente andando de skate não é muita coisa, mas me sinto feliz de poder fazer disso o meu trabalho e continuar fazendo o que eu sempre quis”. 

Campeonato de Skate Feminino em São Bernardo

Hoje, às 14h, garotas feras no skate vão participar do Bioenergy Special Banks, campeonato que rola o Parque da Juventude (Av. Armando Ítalo Setti, 65), em São Bernardo. As inscrições vão ser feitas a partir das 9h. Durante a competição, que também inclui a terceira etapa do Circuito Brasileiro Feminino, brindes serão sorteados e um DJ comanda a trilha sonora. As menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Mais no:http://afskskatefeminino.blogspot.com


Campeonato de Skate Feminino em São Bernardo

Intime Skate Contest 2012 SBC


Depois do sucesso da primeira etapa do Circuito 2012 do Intime Skate Contest, em Santo André, agora é a vez da cidade de São Bernardo do Campo se preparar para mais um grande evento. Em 2011, o Parque da Juventude Citta di Moróstica, onde é realizado o campeonato, recebeu mais de 25 mil pessoas. Neste ano, a expectativa é muito maior, já que o Intime Skate Contest alcançou maior visibilidade e consagração no universo street.
O evento oferece uma das melhores premiações do país nas categorias mirim, iniciante e amador. No total, serão mais de R$ 30 mil em prêmios, o que inclui uma moto 0 KM, iPads, iPods, câmeras digitais e até filmadora.
Os atletas interessados em participar da competição precisam se programar para chegarem cedo ao local e fazerem a inscrição, pois apenas 100 vagas estarão disponíveis para a prova.
Durante o evento, também vão rolar shows musicais, MC’s, DJ’s, break, exposição de graffit e apresentações de bike solo e dirt, Jiu-Jitsu, teatro, além de outras atrações.
Se você é praticante de skate street, não fique fora dessa! Se você é um amante da cultura urbana, também não!
INTIME SKATE CONTEST 2012 – SÃO BERNARDO DO CAMPO
Quando: 29 de Setembro
Horário: 9h às 21h
Onde: Parque da Juventude Citta di Moróstica
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, nº 65 – São Bernardo do Campo – ABC Paulista
Categorias: mirim, iniciante e amador
Inscrições dos atletas e entrada do público: 1 Kg de alimento não perecível
* Atenção: para competir, menores de idade devem apresentar autorização disponibilizada no site: www.intimeculture.com
PRÓXIMAS ETAPAS:Mogi das Cruzes – 27 Outubro/2012
Santos – 17 Novembro/2012
Sobre o Intime
O Intime surgiu com o objetivo de gerir e idealizar eventos de esportes de ação, tendo como pano de fundo os elementos que compõem a cultura urbana e alternativa, como break, graffiti, DJ’s, MC’s, rock’n’roll, reggae, fotografia e muito mais. Há dois anos, realiza com sucesso o Intime Skate Contest, campeonato de skate amador com total qualidade e infraestrutura.
Nosso objetivo
O projeto Intime se apresenta como uma alternativa de vida para os jovens que apreciam a cultura urbana, a arte e os esportes radicais. Com índices de ocorrências zero durante nossos eventos, já conseguimos provar que é possível unir tudo isso em um ambiente extremamente saudável e seguro, levando os participantes a uma reflexão de vida. Desta maneira, também conseguimos dar evidência aos atletas para mostrarem seus talentos, colocando-os frente a possíveis patrocinadores, mídia e formadores de opinião.
O Intime não se limita apenas a promoção de eventos, mas também oferece oficinas gratuitas de música, DJ, graffiti, break, fotografia, entre outras, mantendo um relacionamento continuo com os seus assistidos. Além disso, oferece aulas semanais de skate para crianças e adolescentes entre 04 e 15 anos de idade.

Assessoria de Imprensa:Mais informações acesse: www.intimeculture.com /http://www.facebook.com/photo.php?v=262157077237081
Intime Skate Contest 2012! SBC


Horário: 9h às 21h
Onde: Parque da Juventude Citta di Moróstica
Endereço: Avenida Armando Ítalo Setti, nº 65 – São Bernardo do Campo – ABC Paulista
Categorias: mirim, iniciante e amador
Inscrições dos atletas e entrada do público: 1 Kg de alimento não perecível
* Atenção: para competir, menores de idade devem apresentar autorização disponibilizada no sit
PRÓXIMAS ETAPAS:Mogi das Cruzes – 27 Outubro/2012
Santos – 17 Novembro/2012
Sobre o Intime
O Intime surgiu com o objetivo de gerir e idealizar eventos de esportes de ação, tendo como pano de fundo os elementos que compõem a cultura urbana e alternativa, como break, graffiti, DJ’s, MC’s, rock’n’roll, reggae, fotografia e muito mais. Há dois anos, realiza com sucesso o Intime Skate Contest, campeonato de skate amador com total qualidade e infraestrutura.
Nosso objetivo
O projeto Intime se apresenta como uma alternativa de vida para os jovens que apreciam a cultura urbana, a arte e os esportes radicais. Com índices de ocorrências zero durante nossos eventos, já conseguimos provar que é possível unir tudo isso em um ambiente extremamente saudável e seguro, levando os participantes a uma reflexão de vida. Desta maneira, também conseguimos dar evidência aos atletas para mostrarem seus talentos, colocando-os frente a possíveis patrocinadores, mídia e formadores de opinião.
O Intime não se limita apenas a promoção de eventos, mas também oferece oficinas gratuitas de música, DJ, graffiti, break, fotografia, entre outras, mantendo um relacionamento continuo com os seus assistidos. Além disso, oferece aulas semanais de skate para crianças e adolescentes entre 04 e 15 ano

sábado, 15 de setembro de 2012

Morre jovem vítima de acidente com skate


Amigos fizeram campanha no Facebook arrecadando dinheiro para despesas médicas


Credito:Arquivo pessoal ( Arquivo pessoal)
Morreu na tarde desta sexta-feira (14) um jovem que sofreu um acidente com skate no último sábado (8). Nathan David Daniel, 18 anos, sofreu uma grave lesão na cabeça enquanto fazia manobras de skate na região do Lago Jaboti, em Apucarana. Ele recebia tratamento no Hospital do Coração, em Londrina, mas não resistiu e acabou falecendo.

O caso do rapaz ganhou grandes proporções após o surgimento de uma campanha divulgada ontem, quinta-feira (13), no Facebook. A ação pedia aos usuários da rede social que ajudassem a família da vítima a conseguir dinheiro para custear as despesas médicas que já ultrapassavam o valor de R$50 mil reais. A iniciativa partiu de vários amigos da vítima, e foi aderida por pessoas de toda região que torciam pela recuperação do rapaz.

De acordo com o pai, Eduardo Daniel, Nathan teve morte cerebral e a família optou por doar os órgãos.

sábado, 8 de setembro de 2012

Vandalism shuts skate park, cancels planned Ramp Jam

Vandals have damaged Keene’s skate park and shut it down, forcing an annual competition there to be canceled.

Print
Font Size:
Default font size
Larger font size
Black Swan: One Day - ROS - MB instory


The Ramp Jam, which includes skateboard, bicycle and roller skate contests for area youth, was to take place today from 4 to 6 p.m., but was shelved earlier this week when vandals hit some of the skate park’s structures last weekend, said Andrew S. Bohannon, Keene’s director of parks, recreation and cemeteries.
“With the half pipe, they kicked the back wall, the support wall so you don’t fall over, and kicked that off the brace that supports that,” he said. “And what would happen is somebody could come up the ramp, land, and fall right through.”
The skate park off Gilbo Avenue has been closed, temporarily, since Tuesday, and Bohannon hopes it’ll be reopened by next weekend, he said.
“It’s pretty disheartening,” he said. “We put signs up all around town to get kids enthused about the event we’re holding, but we have to realize (closing the park) is for the good of the community and the kids who want to use this facility.”
It remains unknown how much the repairs will cost, as city officials wait to hear back from contractors for an estimate, Bohannon said.
This is far from the first incident of vandalism at the skate park, which has become a popular gathering spot for young people, often resulting in destructive behavior in recent years, Bohannon said.
“There is an element that does not use the park, or uses it for all the wrong reasons, and that’s where the vandalism occurs,” he said. “For whatever reason, there’s been a group all summer long destroying the fence that surrounds the park, taking the beams out of the fence and actually busting holes in the tops of the ramps, throwing the poles down it, which creates a situation where you have a big stake coming out of the thing, waiting to impale somebody, basically. We’ve been able to take care of it immediately, then find the same thing a few days later.”
The money to repair the damage comes out of a city budget line item for the skate park, but with an uptick in vandalism recently, those funds could start to run low, Bohannon said.
“We keep putting plywood on top of plywood, and it’s costly and tough to keep up with,” he said. “Now we’ve got to replace certain sections of the fence that lead to adjacent properties.”
For Keene police, it’s hit-or-miss trying to catch vandals, as an officer has to be patrolling the area at just the right moment.
“We increase patrols, but we also rely heavily on citizens,” said Keene police Sgt. Steven C. Tenney. “Margaritas is open most of the night, so hopefully someone would have the courage to call us if they saw someone inside the park damaging the place. Especially at night, guys are out on the bikes, so they kind of incorporate that into their college patrols, and it helps with the element of surprise, because it’s not a big car with bright lights coming at them.”
Although police haven’t made any recent vandalism-related arrests at the skate park, they have had to remove individuals during the past week who’ve hopped the fence while the park is closed, Tenney said.
“The foot patrols kind of go throughout the night, but we haven’t really pinpointed when it’s occurring yet,” he said of the recent vandalism.
As talk of future development along Gilbo Avenue continues, the possible relocation of the skate park remains an option, Bohannon said.
“It’s probably time to pull a group of people together, with the need to begin to fundraise if we want to accomplish this by 2014-15,” he said. “Ideally, I don’t think one particular company or organization can fund this project; it’s going to take a collaboration throughout the community, specifically the skate community, to make it happen.”
Bohannon has heard from a number of young people who use the park.
“I know a lot of the kids who bike and skate in the park, and they really care about it,” he said. “They emailed me, called me, came up and saw me, and they were pretty distraught.”
Standing outside the skate park Friday afternoon with his skateboard in hand, 16-year-old Jared T. Hayes of Westmoreland said he had been surprised and angry to find the opening to the park blocked off with a piece of plywood with “closed” spray-painted on it.
He’d been planning to attend the Ramp Jam for the first time and had been looking forward to meeting some new people. Now he said he just hopes the park opens before snowboarding season.
There are some great places to skate around Keene beside the skate park, he said, but they’re all illegal.
Bohannon said he’s optimistic about rescheduling the Ramp Jam event, but it may not be possible until spring.
Kyle Jarvis can be reached at 352-1234, extension 1433, or kjarvis@keenesentinel.com.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Campeã de skate em busca de patrocínio


ANGRA DOS REIS
Quinta colocada no Campeonato Brasileiro de Skate Feminino, primeira colocada do ranking do Rio de Janeiro, campeã da Copa de Skate Street, de São Bernardo do Campo - SP, terceira colocada no campeonato Skate só pra meninas na Lapa- RJ. Essa algumas conquistas da skaitista angrense, Ana Caroline de apenas 9 anos de idade. Ela já é campeã, mas, ainda falta de incentivo e patrocínio.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Ana Caroline começou os 4 anos de idade, quando viu um skate do irmão e resolveu brincar sentando e realizando na prancha com rodinhas. Naquele momento, ela nem poderia imaginar que essa modalidade iria fazer parte da sua vida.
A jovem sonha em ser como o seu ídolo, o brasileiro Kelvenn Hoffman, um skaitista brasileiro que vem ganhando destaque no cenário internacional, na modalidade Street. “Adoro andar de skate, isso me liberta. Quando estou andando, sinto que estou livre e posso voar por alguns instantes. Fico contente com os resultados, mas, o que me importa e a adrenalina do esporte”, falou.
Adriane Dias é mãe da skaitista. Ela explicou como estão os preparativos para as próximas competições. “Estamos esperando algumas empresas se posicionarem para nos ajudar, temos algumas competições para disputar ainda esse ano, mas está faltando ajuda”, contou

“Santa Skate” reunirá esportistas de toda a região

Evento irá contar com apresentação de bandas de rock e hip-hop, premiação em dinheiro e desenhos de grafite

 

A prefeitura de Santa Gertrudes, por meio da secretaria de Esportes, realiza no próximo domingo (9), a partir das 9h, o “Santa Skate 2012”, uma disputa com grandes nomes da modalidade brigando por premiações em dinheiro, em quatro categorias. A competição será realizada no Parque Rui Rafael da Rocha e contará com a apresentação de sete bandas e Djs, que entrarão em cena ao longo de todo o dia para animar o público presente. A entrada é franca.

Assim como em outros campeonatos regionais e estaduais realizados em Santa Gertrudes, a expectativa para o “Santa Skate” é grande. “Creio que será a maior competição dessa modalidade realizada em nossa cidade. Já temos um bom número de inscritos e esperamos contar com os visitantes dos municípios da região”, destacou o secretário de Esportes, Idivaldo Tesseti.

A pista de skate de Santa Gertrudes é considerada uma das melhores do Estado, de acordo com competidores e organizadores das competições já realizadas na cidade. O “Santa Skate” é promovido pela Mutombo Produções e Prefeitura de Santa Gertrudes. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes, localizada na esquina da Avenida 1 com a Rua 1. Em Rio Claro, as inscrições estão sendo feitas na Rua 2, nº 881. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3545-1834 ou (19) 3557-2076.

Model Cezar Gordo

Por todas as regiões e cidades do país, você vai encontrar uma crew de skatistas e seus picos locais que apesar das condições não serem 100% favoráveis, qual skatista não tem orgulho do lugar onde tudo começou?


São estas cenas locais que deixam o skate cada vez mais forte, por isso devemos valorizar e fazer com que o skate melhore cada vez mais em cada região. Só depende de você, só depende de nós.

Skate sempre é o tema da nova coleção da [ FUTURE SKATEBOARDS ] e se liga nesse novo model do Cezar Gordo skatista nacional de Porto Alegre. E você aonde anda?

Fonte: [ MATRIZ SKATE ]

Eurotrip: Biano Bianchin

Uma viagem à EUROPA, atualmente citada como a “MECA” para qualquer SKATISTA, sempre é sinônimo de rolês únicos e inesquecíveis. A quantidade de BRASILEIROS e atletas de TODOS OS LUGARES DO MUNDO que vão pra lá desbravar novos picos e “legalizá-los”- já que alguns deles foram liberados com muita persistência – é imensa e cada vez mais crescente.



O CONSrider Biano Bianchin teve a oportunidade de visitar pela primeira vez como skatista esse continente– já que a primeira viagem familiar não o permitiu se aprofundar nos picos do Velho Mundo – e nos transmite as primeiras impressões via internet-móvel de como foram esses quase trinta dias de vivência e descoberta de lugares que até então pra ele eram ignorados.

“...foi uma das viagens que mais andei de skate e que em pouco tempo rendeu muito! Tive a oportunidade de conhecer lugares muito legais e andar no primeira pista da Espanha, um BOWL que foi desenterrado a pouco tempo no meio de um morro, foi uma trip de PURO SKATE...!“ conta Biano.



O planejamento da viagem foi do próprio skatista: “fui sozinho e focado em andar muito e aproveitar o máximo pra trazer um bom material de video e foto para divulgar aqui no brasa. Lá encontrei vários brasileiros que se tornaram meus parceiros de sessão, Willian Damasceno, Gabriel, Patrik, o francês Kevin B7”.

Por ser um atleta com vasta experiência em viagens com foco no skate, a visão do CONSrider consegue ser mais imparcial e quando questionado quanto às mudanças e perspectivas que ele teria sobre a Europa, principalmente por ter ido uma vez no continente com outras intenções, Biano respondeu que “...o skate está crescendo muito e se tornando independente na Europa, assim como hoje somos aqui no Brasil com nossas marcas e por ter o seu próprio mercado, skatistas muito bons e conhecidos mundialmente além dos melhores lugares para andar. Vi muitas marcas novas de skate na Europa e isso é bom pro skate e pro mercado europeu...”.




Agradecimentos – “À Converse e Volcom, Rodrigo Kbça, Marcos Rasta e toda a galera que mora no apartamento que fiquei lá, Bruno Bertoto, Cidão Pedrinho, a galera que andou comigo todos esses dias e a todos que me ajudaram a realizar essa trip. VALEU, SKATE 4 LIFE!!”

Acesse o site da [ CONVERSE SKATEBOARD ]

Programação do 1º BR1

O 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil – BR1 acontece de 14 a 20 de Setembro, no Cine Olido. 



Na programação, filmes inéditos no Brasil como Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch de Pete Koff, documentário que celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade, em Hick on Sticks de Soren Johnstone, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá, no verão de 1999, que mudaria o rumo de suas vidas.

Também poderão ser vistos pela primeira vez no país os curtas Skateistan: To live and Skate Kabul, de Orlando von Einsiedel, e INDONESI’AM, de Sébastien Abes. O primeiro mostra que mesmo num país com vários problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças e jovens locais, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável. Já o segundo relata um grupo de skatistas franceses que viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também andam. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras.

O BR 1 Skate Film Festival traz ainda filmes nacionais como Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro, filme inédito em SP, que mostra o skatista profissional Dalua em busca do título mundial de “Skate downhill”, Vidas Sobre Rodas, de Daniel Baccarol, conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos e foca na trajetória dos skatistas: Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Crsistiano Mateus; Dirty Money, de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho, retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate e Re:Board, de Alexandre Cruz “Sesper”, que mostra a arte de shapes na total interação entre arte, estilo de vida e skate.

Os registros dos principais campeonatos e pistas de skate da década de 90 também poderão ser vistos na Retrospectiva, que traz a série Silly Society, do skatista profissional Cristiano Mateus e que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas.
Para completar a programação, três programas de Curtas contemplam vídeos inscritos no site do festival e selecionados pela comissão julgadora. O skatista Laurence Reali, falecido recentemente, recebe uma homenagem no programa Curta 1.

Com a curadoria de Alex Andrade, Anderson Tuca e Cecília Mãe, o BR1 é realizado pela ATTi Comunicação e Ideias e Kinopédia, Apoio do Departamento de Expansão Cultural e Galeria Olido e parceria da Vibe Skateboards, MTV, Lado B Digital Films, Cemporcentoskate e Highlight Sounds. A arte do cartaz foi assinada pela artista Silvana Mello.

BR1 SKATE FILM FESTIVAL – 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil
Quando: De 14 A 20 Setembro
Onde: Cine Olido – Av. São João, 473
Entrada: R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia).
Classificação indicativa: LIVRE

Programação Completa e as sinopses dos filmes

Dia 14/09 – sexta-feira
15h00 – SILLY SOCIETY – episódio 0 (60’), Cristiano Mateus
17h00 – PROGRAMA CURTAS 1 *
19h00 – HICKS ON STICKS (115’), Soren Johnstone

Dia 15/09 – sábado
15h20– PROGRAMA CURTAS 2 *
17h00 – SILLY SOCIETY – episódio 2 (60’), Cristiano Mateus
19h00 – VIDA SOBRE RODAS (108’), Daniel Baccaro

Dia 16/09 –domingo
15h00 – PROGRAMA CURTAS 3 *
17h00 – SKATEISTAN: TO LIVE AND SKATE KABUL (10’), Orlando Von Einsiedel + RE: BOARD (75’), Alexandre “Sesper” Cruz

Dia 18/ 09 – terça- feira
15h00 – PROGRAMA CURTAS 1 *
17h00 – SILLY SOCIETY – episódio 4 (60’), Cristiano Mateus
19h00 – SUPERCHARGED (56’), Pete Koff + sessão PLUS: SINERGIA (25’), de Bruno Inhudes e Mario Jorge Hermani

Dia 19/ 09 – quarta-feira
15h00 – PROGRAMA CURTAS 2 *
17h00 – PARANOID PARK (90’), Gus Van Sant
19h00 – INDONESI’AM (25’), Sébastien Abes + DIRTY MONEY (48’), Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho

Dia 20/ 09 – quinta-feira
15h00 – SILLY SOCIETY – episódio 6 (60’), Cristiano Mateus
17h00 – PROGRAMA DE CURTAS 3 *
19h00 – DALUA DOWNHILL (88’), Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro

Sinopses:

Vida Sobre Rodas (Brasil, 108 min, 2010), de Daniel Baccaro
O filme “Vida Sobre Rodas” conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos. A trajetória de quatro representantes desta modalidade no país é retratada, desde os tempos de marginalização do esporte até a sua consagração. Nomes como Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Lincoln Ueda e Cristiano Mateus representam uma geração que chegou ao topo do skate no mundo.

Dirty Money (Brasil, 48 min, 2010), de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho
Retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate. No começo dos anos 90 a indústria do skate faliu após o Plano Collor. Motivados pelo amor ao skate e uma atitude “faça você mesmo” alguns amigos, adolescentes na época, se juntaram e lançaram um vídeo caseiro que mudaria as suas vidas para sempre. A fita se chamava “Dirty Money”. Formavam aquele grupo de amigos, nomes com Fábio Cristiano (atleta NikeSB), Alexandre Vianna, Márcio Tarobinha, Bob Burnquist, entre outros.
Re:Board (Brasil, 75min, 2009), de Alexandre “Sesper” Cruz
O documentário RE:BOARD registra depoimentos de skatistas e colecionadores de shapes, desde os anos 70, em parceria com os artistas que formataram a estética do Skateboard. Nomes como Alex Hornest, Alexandre Vianna, Arthur Vicente, Billy Argel, Binho, Bruno Leonardo, Danielone, Fabio Ahmad, Fabio Bolota, Felipe Motta, Fernando Frazi, Flavio Samelo, Giuliano laruccia, Jorge Kuge, Lecuk, Magoo Felix, Marcelo Barnero, Marco Ubaldo, Marcola, Nilton Neves, Ragueb Rogério, Ratones, Ricardo Pingüim, Roger Mancha, Speto, Tinho e Thronn deram sua contribuição à pesquisa, que é um mergulho na total interação entre arte, estilo de vida e skate

INDONESI’AM (França, 25min, 2008), de Sébastien Abes
Um grupo de skatistas franceses viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também praticam o esporte. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras. . (Inédito no Brasil) . * Melhor filme internacional nos festivais: “The Skateboarding Film Festival 2008” e no “Element Skateboards audiovisual awards 2008”.

Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch (EUA, 2008), de Pete Koff
Documentário celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade. Inédito no Brasil.

Hicks on Sticks (Canadá, 117min, 2012), de Soren Johnstone
No verão de 1999, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá que mudaria o rumo de suas vidas. Eles viajaram mais de 1.800km numa van antiga, fizeram mais de 8 shows em 11 dias, inspirando jovens e crianças com as apresentações da banda e skate. O filme traz imagens da turnê, com depoimentos atuais, mostrando as dificuldades e os laços de amizade que eles construiram durante todos esses anos. Vencedor de melhor documentário no Newport Beach Film Festival 2012.

Skateistan: To live and Skate Kabul (UK, 9min, 2011), de Orlando von Einsiedel
Num país com inúmeros problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças locais, além de plantar uma semente cultural, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável.

Dalua Downhill (Brasil, 88 min, 2012), de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro
A jornada de Douglas Rodrigues de Souza, o Dalua, em busca do título mundial de “Skate downhill”. Durante 2 anos, o filme acompanha o atleta gaúcho pelos cinco continentes, revelando que, para além das competições, existe uma história de garra, paixão, pressão e dor.

PARANOID PARK (FRANÇA/EUA, 90 min, 2007), de Gus Van Sant
Paranoid Park é o paraíso dos skatistas onde os jovens se encontram. Alex decide ir ao local sozinho e lá conhece outros skatistas. Ele aceita o convite de um deles para subir em um trem de carga, sem imaginar o problema que teria.

Retrospectiva:

Silly Society, de Cristiano Mateus
O skatista professional Cristiano Mateu registrou os principais campeonatos e pistas de skate da década de 90. Esse registro está na série Silly Society que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas. As gravações foram feitas em VHS.

Silly Society – Episódio 0, de Cristiano Mateus (Europa e Brasil , 56’, 1993)
Euro Tour, Secs Street Pro, Campeonatos Amadores EUA, Entrevista Chaves, Sessions, Banda Tube Screamers, tombos, skater Of do Ano Márcio Tarobinha, Entrevista Sorriso, Etapa amador Ibirapuera, Banda Head Pain, Playcenter campeonato amistoso

Silly Society – Episódio 2, de Cristiano Mateus (Brasil , 58’, 1994)
Campeonato amador, Ponta Grossa, Tamboré, A volta do capacete, Entrevista Élcio Silva, Inauguração da Drop Dead Skate Park, Entrevista Eduardo Fernandes o “DÚ”, Festa do Movimento na ZN, Banda: Garage Fuzz, Chegados, Manos e Camaradas, Entrevista Bob Burnquist, O que os Pros Fazem além de andar de Skate, Mini ramp Jacareí, Free Session Curitiba

Silly Society – Episódio 4, de Cristiano Mateus (Brasil , 60’, 1994)
Campeonato Street Pro Araraquara, Aricanduva, ibirapuera, Sesc interlagos
campeonato Pro Vertical, feira de esportes Pelé; new shots com Márcio Conrrado, Sérgio Yuppie, Harold Carabetti, José Eduardo “Anjinho”, Trick; Propaganda de refrigerante, Quem é de quem, novas marcas, New pros, Entrevisa Pro Fábio Frugis “Anjinho”, David Toledo, Digo Menezes, melhor atleta de 94, Pista da Saúde, Hang-Up, Gincana do Gugu, Banda Anjo dos Becos

Silly Society – Episódio 6 , de Cristiano Mateus (Usa/Canada/ Brasil , 50’, 1995)
Demo UD. Jacareí, Vitória, Feira de Santana, Circuito ZN DowHill, Snowboarding, Slam City Jam 95, Club House Skate Park, Campeonato Amador e Profissional Prestige, Tombos, Entrevista Ferrugem, Campeonato amador Vitória, Jacareí, Feira de Santana, Entrvista Lincoln Ueda, Pistas: Parque Arariba, Urca, Lauro Miller, Rio Sul, Kao Tai, Tricks

Programa Curta Skate
Seleção de curtas nacionais e internacionais, divididos em três programas de aproximadamente 1h30 cada:

Programa 01

LAURENCE REALI FOREVER, DE DIOGO RAMOS DE OLIVEIRA “GEMA”(SP, 8’, 2012,)
Uma homenagem do diretor a um grande skatista e amigo Laurence Reali, que faleceu no dia 07/07/12. Imagens de quando o diretor conheceu o atleta, arquivos de amigos e uma footage inedita em hd com muito skate técnico.

VÍDEO HOMENAGEM A LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP. 3’, 2012)
Homenagem ao skatista profissional Laurence Reali, natural de Guarulhos (SP) que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

SKATE PARADISE – ESPECIAL LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP, 12’, 2012)
Programa especial em homenagem ao skatista profissional laurence reali,natural de Guarulhos – SP, que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

CHRIS HASLAM NO BRASIL, DE ALEX KUNDERA (SP, 15’, 2011)
O canadense Chris Haslam, um dos maiores skatistas do mundo, conheceu e explorou diversos picos brasileiros durante 12 dias, na companhia dos integrantes da equipe brasileira da globe.

JOY, DE PABLO AGUIAR E MARCOS RIBAS (BALNEARIO CAMBURIÚ, 7′, 2012)
O projeto Joy foi produzido em apenas 1 dia na cidade de São Paulo e filmado em duas sessões com o intuito de mostrar os laços de amizade presentes na vida de um skatista.

UNDERGROUND STYLE ESPECIAL 05, DE GIAN NACCARATO (SP/SP, 22′, 2010)
Vídeo de skate. Com Andre Genovesi, Diego Chaverinho, Rodrigo Gerdal, Sandro Sobral E Andre Manto, Marcelo Formiga E Alexandre China

IN LAKE’ CH, DE GABRIEL NEVES E FERNANDO BELLA (SP, 3′, 2012)
A cidade de São Paulo vista sob a ótica de uma skatista que vaga por suas ruas. Observando a rica diversidade e as contradições de seus personagens. o termo in lake’ch significa “eu sou outro você” no idioma maia.

INAUGURAÇÃO DO PARQUE DE MADUREIRA – TATU SKATEPARK., DE DIOGO SOUZA JR (RJ, 10’11”, 2012)
Parque que abriga uma das melhores pistas de skate do Brasil e que recebeu o nome de um dos skatistas mais importantes, o carioca Jorge Luiz De Souza “Tatu”.Com Raphael Indio,Alessandro Ramos, Rennê Nunes, Julio Tio Verde.
SONHO FLUTUANTE, DE THOMAS LOSADA (SBC/SP, 5′,2010)
Um dia lindo de sol, o skatista tem um dia difícil. Para esquecer, ele acaba bebendo todas e tendo uma grande ilusão. Com Vanderlei Arame/ Allan Carvalho

A VERDADEIRA CREW, DE ALEXANDRE CHARRO E DU BELUCO (SP/ABC, 5’, 2011)
O filme mostra só mais um grupo vivendo a rotina diária do rolê que no fim do dia vão ao encontro da verdadeira crew. O skate é o esporte individual mais coletivo do planeta.

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A RUA, DE EDUARDO RAMOS E MARCOS DIAS (SANTA MARIA/RS, 5’34”, 2012)
Um recorte do cotidiano de alguém que gosta de andar de skate na rua. Com Yago Trevisan.

UMA DÉCADA DE SKATE MATRIZ, DE MARCUS CIDA, CEZAR GORDO E RODRIGO TX (BRASIL. EUA.CHINA.JAPÃO, 14’, 2012)
Uma década de skate da Matriz, mostra a trajetória dos amigos Cezar Gordo, Marcus Cida e Rodrigo TX, que começaram com a produção de vídeos de skate para apresentar os novos skatistas talentosos da época e com o tempo sentiram a necessidade de abrir uma verdadeira skate shop. Com Luan De Oliveira, Cezar Gordo, Rodrigo Tx, Gui Zolin, Marcus Cida, Carlos Iqui E Diego Garcez E Marloi Dal Pozzolo.

Programa 02

É NOIS, SUBINDO A LADEIRA, DE ELOY FIGUEIREDO (SP, 20′, 2010)
Skatistas em movimento pela cidade, falando sobre sua paixao pela prática do downhill skateboard, e questionando as regras atuais do mercado que envolve um dos esportes mais praticados no brasil, skateboard. Com Zequinha Rapanelli,Paulo Paztel

PATA DE PERRO, DE DIANA GARAY (MÉXICO, 12′, 2012)
Leon é um homem que perdeu seu sonho de juventude: ser um skatista pela vida inteira. Quando ele decide realizar seu sonho, percebe que é tarde demais para o seu corpo.
ROTINA, DE MAITÊ BUENO (SP, 1’02”, 2011)
Crônica humoristica, que enfatiza a substituição do uso do skate como meio de locomoção em vias públicas urbanas. Com Murilo Romão.

RAÍZES E ASAS, DE RENATO CABRAL E LUIS FELIPE PIMENTA (UBERLANDIA, 5’, 2011)
Quando você crescer, as penas de suas asas vão cair até que você perca pra sempre a capacidade que tem de voar. Com Luiz Ricardo, Magrello, Luis Felipe Pimenta.

DENTCAST#1, DE LEONARDO MENDONCA (SP, 4’40”, 2010)
Video promo de Willians Dias aka Dente

WITH MY OWN TWO HANDS , DE FELIPE CABELLO (SP/SBC, 3’12”, 2012)
João Henrique nasceu com uma deficiência rara nas pernas, mas isto não foi o bastante para impedí-lo de praticar o skate. Com o apoio de sua familia e a ajuda de seus amigos, John, como é conhecido, vive quebrando barreiras da evolucao, vencendo os obstáculos mais radicais da sua vida.

PARAPLUI, DE GUILHERME GUIMARÃES (CAMPINAS, 3’ , 2011)
Parapluie é um vídeo de skate com Murilo Romão produzido para o converse mysquare 2011. O curta é inspirado pela cinematografia francesa dos anos 50 e 60.

ALÉM DE GÊNERO, NÚMERO E GRAU, DE DIOGO SOUZA JR. (RJ, 6′, 2010)
Entrevista com a skatista Bia, que começou a praticar definitivamente após os 48 anos de idade. ela fala sobre preconceito, dificuldades e alegria de andar de skate com sua idade.

HOG HILL, DE NICHOLAS ZUGAIB (SP/SP, 3’33”, 2012)
Em um dia de sol em Londres, uma comunidade de longboarders se encontram para uma session em um dos principais picos da cidade chamado hog hill. Com uma mistura de Downhill, Slide e até mesmo Freeboard. Diversos Skatistas.

FAMÍLIA XV WILSON DOMINGUES (RJ/RJ, 5′, 2011)
Um bom dia de skate não se resume em boas manobras. Amigos, encontros e música fazem parte do dia a dia desses jovens.

OPTIKAL SYSTEM, DE PLINIO HIGUTI, ALEX NEVES E ALEXANDRE CRUZ “SESPER” (SP/SP, 30′, 2012)
Vídeo documentário de skate que retrata o período de 2000- 2002 e finalizado em 2012, que mostra um pouco como o skatista pensa sobre diversos assuntos: relação com a arquitetura da cidades, viagens, amigos.

Programa 03

VIDEOFOBIA, DE ANDERSON TUCA (SP/SP, 42’, 2000)
Vídeo de Skate com Rodrigo Gerdal. Nilton Urina , Fabio Cristiano. Rodrigo Teixeira, Marcio Conrado, Leandro Gringo, Thiago Garcia E Participação de Bob Burnquist, Biano Bianchin, Tarobinha, Fabrízio Santos, Lucio Mosquito, Eric Balboa E Muito Mais.

DUOTONE – DOIS TONS & DOIS SKATISTAS, DE FERNANDO GRANJA (SP/SP, 25’, 2008)
Duotone reúne a nata do skate de rua brasileiro da atualidade. gravado em todo Brasil, Argentina, Eua, Espanha, França, Inglaterra, República Tcheca, Rússia e na China. As introduções são em 24p para enaltacer a bela fotografia do vídeo. Com Fabio Cristiano & Rodrigo Teixeira, Alex Carolino & Marcos Mamá, Cezar Gordo & Bruno Aguero, Diego Chaveiro & Fernando Java

SOUL SKATE, DE MATHEUS HARDT (SP/SP, 3’11”,2012)
Descobrindo a filosofia de um grupo de amigos que em seu dia-a dia encontra no skate a liberdade necessária para continuar a vencer obstáculos. Com Rui Ybarra,Daniel Carrari, Gabriel Tonussi.

METROPOLE #6, DE WAGNER PROFETA (SP/SP, 35’,2010)
O vídeo mostra partes individuais de Mario Marques, José Martins, Diego Oliveira, Léo Giacon
Sessão Plus:

SINERGIA (SP/SP, 25’, 2012), de Bruno Inhudes e Mario Jorge Hermani
O video traz os skatistas Mario Jorge Hermani, Daniel Mordzin e José Martins em partes individuais. O video conta ainda com partes de diversos skatistas juntos em varias cidades do Brasil, e também algumas imagens dos próprios skatistas brasileiros em paises como Estados Unidos e Espanha.

Veja mais em [ BRSKATEFILM ]

Fonte: [ VISTART ]