quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Programação do 1º BR1

O 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil – BR1 acontece de 14 a 20 de Setembro, no Cine Olido. 



Na programação, filmes inéditos no Brasil como Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch de Pete Koff, documentário que celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade, em Hick on Sticks de Soren Johnstone, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá, no verão de 1999, que mudaria o rumo de suas vidas.

Também poderão ser vistos pela primeira vez no país os curtas Skateistan: To live and Skate Kabul, de Orlando von Einsiedel, e INDONESI’AM, de Sébastien Abes. O primeiro mostra que mesmo num país com vários problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças e jovens locais, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável. Já o segundo relata um grupo de skatistas franceses que viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também andam. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras.

O BR 1 Skate Film Festival traz ainda filmes nacionais como Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro, filme inédito em SP, que mostra o skatista profissional Dalua em busca do título mundial de “Skate downhill”, Vidas Sobre Rodas, de Daniel Baccarol, conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos e foca na trajetória dos skatistas: Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Crsistiano Mateus; Dirty Money, de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho, retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate e Re:Board, de Alexandre Cruz “Sesper”, que mostra a arte de shapes na total interação entre arte, estilo de vida e skate.

Os registros dos principais campeonatos e pistas de skate da década de 90 também poderão ser vistos na Retrospectiva, que traz a série Silly Society, do skatista profissional Cristiano Mateus e que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas.
Para completar a programação, três programas de Curtas contemplam vídeos inscritos no site do festival e selecionados pela comissão julgadora. O skatista Laurence Reali, falecido recentemente, recebe uma homenagem no programa Curta 1.

Com a curadoria de Alex Andrade, Anderson Tuca e Cecília Mãe, o BR1 é realizado pela ATTi Comunicação e Ideias e Kinopédia, Apoio do Departamento de Expansão Cultural e Galeria Olido e parceria da Vibe Skateboards, MTV, Lado B Digital Films, Cemporcentoskate e Highlight Sounds. A arte do cartaz foi assinada pela artista Silvana Mello.

BR1 SKATE FILM FESTIVAL – 1º Festival de Cinema e Vídeo de Skate do Brasil
Quando: De 14 A 20 Setembro
Onde: Cine Olido – Av. São João, 473
Entrada: R$1,00 (inteira) e R$0,50 (meia).
Classificação indicativa: LIVRE

Programação Completa e as sinopses dos filmes

Dia 14/09 – sexta-feira
15h00 – SILLY SOCIETY – episódio 0 (60’), Cristiano Mateus
17h00 – PROGRAMA CURTAS 1 *
19h00 – HICKS ON STICKS (115’), Soren Johnstone

Dia 15/09 – sábado
15h20– PROGRAMA CURTAS 2 *
17h00 – SILLY SOCIETY – episódio 2 (60’), Cristiano Mateus
19h00 – VIDA SOBRE RODAS (108’), Daniel Baccaro

Dia 16/09 –domingo
15h00 – PROGRAMA CURTAS 3 *
17h00 – SKATEISTAN: TO LIVE AND SKATE KABUL (10’), Orlando Von Einsiedel + RE: BOARD (75’), Alexandre “Sesper” Cruz

Dia 18/ 09 – terça- feira
15h00 – PROGRAMA CURTAS 1 *
17h00 – SILLY SOCIETY – episódio 4 (60’), Cristiano Mateus
19h00 – SUPERCHARGED (56’), Pete Koff + sessão PLUS: SINERGIA (25’), de Bruno Inhudes e Mario Jorge Hermani

Dia 19/ 09 – quarta-feira
15h00 – PROGRAMA CURTAS 2 *
17h00 – PARANOID PARK (90’), Gus Van Sant
19h00 – INDONESI’AM (25’), Sébastien Abes + DIRTY MONEY (48’), Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho

Dia 20/ 09 – quinta-feira
15h00 – SILLY SOCIETY – episódio 6 (60’), Cristiano Mateus
17h00 – PROGRAMA DE CURTAS 3 *
19h00 – DALUA DOWNHILL (88’), Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro

Sinopses:

Vida Sobre Rodas (Brasil, 108 min, 2010), de Daniel Baccaro
O filme “Vida Sobre Rodas” conta a história do skate no Brasil nos últimos 20 anos. A trajetória de quatro representantes desta modalidade no país é retratada, desde os tempos de marginalização do esporte até a sua consagração. Nomes como Bob Burnquist, Sandro Dias (Mineirinho), Lincoln Ueda e Cristiano Mateus representam uma geração que chegou ao topo do skate no mundo.

Dirty Money (Brasil, 48 min, 2010), de Alexandre Vianna e Ricardo Koraicho
Retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skate. No começo dos anos 90 a indústria do skate faliu após o Plano Collor. Motivados pelo amor ao skate e uma atitude “faça você mesmo” alguns amigos, adolescentes na época, se juntaram e lançaram um vídeo caseiro que mudaria as suas vidas para sempre. A fita se chamava “Dirty Money”. Formavam aquele grupo de amigos, nomes com Fábio Cristiano (atleta NikeSB), Alexandre Vianna, Márcio Tarobinha, Bob Burnquist, entre outros.
Re:Board (Brasil, 75min, 2009), de Alexandre “Sesper” Cruz
O documentário RE:BOARD registra depoimentos de skatistas e colecionadores de shapes, desde os anos 70, em parceria com os artistas que formataram a estética do Skateboard. Nomes como Alex Hornest, Alexandre Vianna, Arthur Vicente, Billy Argel, Binho, Bruno Leonardo, Danielone, Fabio Ahmad, Fabio Bolota, Felipe Motta, Fernando Frazi, Flavio Samelo, Giuliano laruccia, Jorge Kuge, Lecuk, Magoo Felix, Marcelo Barnero, Marco Ubaldo, Marcola, Nilton Neves, Ragueb Rogério, Ratones, Ricardo Pingüim, Roger Mancha, Speto, Tinho e Thronn deram sua contribuição à pesquisa, que é um mergulho na total interação entre arte, estilo de vida e skate

INDONESI’AM (França, 25min, 2008), de Sébastien Abes
Um grupo de skatistas franceses viajam à Indonésia para tentar encontrar lugares e pessoas que também praticam o esporte. Com uma paisagem surpreendente, esses skatistas acabaram desfrutando das mais diferentes aventuras. . (Inédito no Brasil) . * Melhor filme internacional nos festivais: “The Skateboarding Film Festival 2008” e no “Element Skateboards audiovisual awards 2008”.

Supercharged – The Life & Times of Tim Brauch (EUA, 2008), de Pete Koff
Documentário celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, Tim Brauch, que faleceu por problemas cardíacos aos 25 anos de idade. Inédito no Brasil.

Hicks on Sticks (Canadá, 117min, 2012), de Soren Johnstone
No verão de 1999, quatro skatistas e duas bandas embarcaram numa turnê pelo Canadá que mudaria o rumo de suas vidas. Eles viajaram mais de 1.800km numa van antiga, fizeram mais de 8 shows em 11 dias, inspirando jovens e crianças com as apresentações da banda e skate. O filme traz imagens da turnê, com depoimentos atuais, mostrando as dificuldades e os laços de amizade que eles construiram durante todos esses anos. Vencedor de melhor documentário no Newport Beach Film Festival 2012.

Skateistan: To live and Skate Kabul (UK, 9min, 2011), de Orlando von Einsiedel
Num país com inúmeros problemas, Skateistan representa um oásis para as crianças locais, além de plantar uma semente cultural, criando relacionamentos que o Afeganistão tanto precisa para um futuro estável.

Dalua Downhill (Brasil, 88 min, 2012), de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel, Tiago de Castro
A jornada de Douglas Rodrigues de Souza, o Dalua, em busca do título mundial de “Skate downhill”. Durante 2 anos, o filme acompanha o atleta gaúcho pelos cinco continentes, revelando que, para além das competições, existe uma história de garra, paixão, pressão e dor.

PARANOID PARK (FRANÇA/EUA, 90 min, 2007), de Gus Van Sant
Paranoid Park é o paraíso dos skatistas onde os jovens se encontram. Alex decide ir ao local sozinho e lá conhece outros skatistas. Ele aceita o convite de um deles para subir em um trem de carga, sem imaginar o problema que teria.

Retrospectiva:

Silly Society, de Cristiano Mateus
O skatista professional Cristiano Mateu registrou os principais campeonatos e pistas de skate da década de 90. Esse registro está na série Silly Society que rendeu mais de 15 episódios e virou um clássico entre os skatistas. As gravações foram feitas em VHS.

Silly Society – Episódio 0, de Cristiano Mateus (Europa e Brasil , 56’, 1993)
Euro Tour, Secs Street Pro, Campeonatos Amadores EUA, Entrevista Chaves, Sessions, Banda Tube Screamers, tombos, skater Of do Ano Márcio Tarobinha, Entrevista Sorriso, Etapa amador Ibirapuera, Banda Head Pain, Playcenter campeonato amistoso

Silly Society – Episódio 2, de Cristiano Mateus (Brasil , 58’, 1994)
Campeonato amador, Ponta Grossa, Tamboré, A volta do capacete, Entrevista Élcio Silva, Inauguração da Drop Dead Skate Park, Entrevista Eduardo Fernandes o “DÚ”, Festa do Movimento na ZN, Banda: Garage Fuzz, Chegados, Manos e Camaradas, Entrevista Bob Burnquist, O que os Pros Fazem além de andar de Skate, Mini ramp Jacareí, Free Session Curitiba

Silly Society – Episódio 4, de Cristiano Mateus (Brasil , 60’, 1994)
Campeonato Street Pro Araraquara, Aricanduva, ibirapuera, Sesc interlagos
campeonato Pro Vertical, feira de esportes Pelé; new shots com Márcio Conrrado, Sérgio Yuppie, Harold Carabetti, José Eduardo “Anjinho”, Trick; Propaganda de refrigerante, Quem é de quem, novas marcas, New pros, Entrevisa Pro Fábio Frugis “Anjinho”, David Toledo, Digo Menezes, melhor atleta de 94, Pista da Saúde, Hang-Up, Gincana do Gugu, Banda Anjo dos Becos

Silly Society – Episódio 6 , de Cristiano Mateus (Usa/Canada/ Brasil , 50’, 1995)
Demo UD. Jacareí, Vitória, Feira de Santana, Circuito ZN DowHill, Snowboarding, Slam City Jam 95, Club House Skate Park, Campeonato Amador e Profissional Prestige, Tombos, Entrevista Ferrugem, Campeonato amador Vitória, Jacareí, Feira de Santana, Entrvista Lincoln Ueda, Pistas: Parque Arariba, Urca, Lauro Miller, Rio Sul, Kao Tai, Tricks

Programa Curta Skate
Seleção de curtas nacionais e internacionais, divididos em três programas de aproximadamente 1h30 cada:

Programa 01

LAURENCE REALI FOREVER, DE DIOGO RAMOS DE OLIVEIRA “GEMA”(SP, 8’, 2012,)
Uma homenagem do diretor a um grande skatista e amigo Laurence Reali, que faleceu no dia 07/07/12. Imagens de quando o diretor conheceu o atleta, arquivos de amigos e uma footage inedita em hd com muito skate técnico.

VÍDEO HOMENAGEM A LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP. 3’, 2012)
Homenagem ao skatista profissional Laurence Reali, natural de Guarulhos (SP) que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

SKATE PARADISE – ESPECIAL LAURENCE REALI, DE HELGA SIMOES (SP, 12’, 2012)
Programa especial em homenagem ao skatista profissional laurence reali,natural de Guarulhos – SP, que faleceu no dia 07/07/12. Com Laurence Reali

CHRIS HASLAM NO BRASIL, DE ALEX KUNDERA (SP, 15’, 2011)
O canadense Chris Haslam, um dos maiores skatistas do mundo, conheceu e explorou diversos picos brasileiros durante 12 dias, na companhia dos integrantes da equipe brasileira da globe.

JOY, DE PABLO AGUIAR E MARCOS RIBAS (BALNEARIO CAMBURIÚ, 7′, 2012)
O projeto Joy foi produzido em apenas 1 dia na cidade de São Paulo e filmado em duas sessões com o intuito de mostrar os laços de amizade presentes na vida de um skatista.

UNDERGROUND STYLE ESPECIAL 05, DE GIAN NACCARATO (SP/SP, 22′, 2010)
Vídeo de skate. Com Andre Genovesi, Diego Chaverinho, Rodrigo Gerdal, Sandro Sobral E Andre Manto, Marcelo Formiga E Alexandre China

IN LAKE’ CH, DE GABRIEL NEVES E FERNANDO BELLA (SP, 3′, 2012)
A cidade de São Paulo vista sob a ótica de uma skatista que vaga por suas ruas. Observando a rica diversidade e as contradições de seus personagens. o termo in lake’ch significa “eu sou outro você” no idioma maia.

INAUGURAÇÃO DO PARQUE DE MADUREIRA – TATU SKATEPARK., DE DIOGO SOUZA JR (RJ, 10’11”, 2012)
Parque que abriga uma das melhores pistas de skate do Brasil e que recebeu o nome de um dos skatistas mais importantes, o carioca Jorge Luiz De Souza “Tatu”.Com Raphael Indio,Alessandro Ramos, Rennê Nunes, Julio Tio Verde.
SONHO FLUTUANTE, DE THOMAS LOSADA (SBC/SP, 5′,2010)
Um dia lindo de sol, o skatista tem um dia difícil. Para esquecer, ele acaba bebendo todas e tendo uma grande ilusão. Com Vanderlei Arame/ Allan Carvalho

A VERDADEIRA CREW, DE ALEXANDRE CHARRO E DU BELUCO (SP/ABC, 5’, 2011)
O filme mostra só mais um grupo vivendo a rotina diária do rolê que no fim do dia vão ao encontro da verdadeira crew. O skate é o esporte individual mais coletivo do planeta.

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A RUA, DE EDUARDO RAMOS E MARCOS DIAS (SANTA MARIA/RS, 5’34”, 2012)
Um recorte do cotidiano de alguém que gosta de andar de skate na rua. Com Yago Trevisan.

UMA DÉCADA DE SKATE MATRIZ, DE MARCUS CIDA, CEZAR GORDO E RODRIGO TX (BRASIL. EUA.CHINA.JAPÃO, 14’, 2012)
Uma década de skate da Matriz, mostra a trajetória dos amigos Cezar Gordo, Marcus Cida e Rodrigo TX, que começaram com a produção de vídeos de skate para apresentar os novos skatistas talentosos da época e com o tempo sentiram a necessidade de abrir uma verdadeira skate shop. Com Luan De Oliveira, Cezar Gordo, Rodrigo Tx, Gui Zolin, Marcus Cida, Carlos Iqui E Diego Garcez E Marloi Dal Pozzolo.

Programa 02

É NOIS, SUBINDO A LADEIRA, DE ELOY FIGUEIREDO (SP, 20′, 2010)
Skatistas em movimento pela cidade, falando sobre sua paixao pela prática do downhill skateboard, e questionando as regras atuais do mercado que envolve um dos esportes mais praticados no brasil, skateboard. Com Zequinha Rapanelli,Paulo Paztel

PATA DE PERRO, DE DIANA GARAY (MÉXICO, 12′, 2012)
Leon é um homem que perdeu seu sonho de juventude: ser um skatista pela vida inteira. Quando ele decide realizar seu sonho, percebe que é tarde demais para o seu corpo.
ROTINA, DE MAITÊ BUENO (SP, 1’02”, 2011)
Crônica humoristica, que enfatiza a substituição do uso do skate como meio de locomoção em vias públicas urbanas. Com Murilo Romão.

RAÍZES E ASAS, DE RENATO CABRAL E LUIS FELIPE PIMENTA (UBERLANDIA, 5’, 2011)
Quando você crescer, as penas de suas asas vão cair até que você perca pra sempre a capacidade que tem de voar. Com Luiz Ricardo, Magrello, Luis Felipe Pimenta.

DENTCAST#1, DE LEONARDO MENDONCA (SP, 4’40”, 2010)
Video promo de Willians Dias aka Dente

WITH MY OWN TWO HANDS , DE FELIPE CABELLO (SP/SBC, 3’12”, 2012)
João Henrique nasceu com uma deficiência rara nas pernas, mas isto não foi o bastante para impedí-lo de praticar o skate. Com o apoio de sua familia e a ajuda de seus amigos, John, como é conhecido, vive quebrando barreiras da evolucao, vencendo os obstáculos mais radicais da sua vida.

PARAPLUI, DE GUILHERME GUIMARÃES (CAMPINAS, 3’ , 2011)
Parapluie é um vídeo de skate com Murilo Romão produzido para o converse mysquare 2011. O curta é inspirado pela cinematografia francesa dos anos 50 e 60.

ALÉM DE GÊNERO, NÚMERO E GRAU, DE DIOGO SOUZA JR. (RJ, 6′, 2010)
Entrevista com a skatista Bia, que começou a praticar definitivamente após os 48 anos de idade. ela fala sobre preconceito, dificuldades e alegria de andar de skate com sua idade.

HOG HILL, DE NICHOLAS ZUGAIB (SP/SP, 3’33”, 2012)
Em um dia de sol em Londres, uma comunidade de longboarders se encontram para uma session em um dos principais picos da cidade chamado hog hill. Com uma mistura de Downhill, Slide e até mesmo Freeboard. Diversos Skatistas.

FAMÍLIA XV WILSON DOMINGUES (RJ/RJ, 5′, 2011)
Um bom dia de skate não se resume em boas manobras. Amigos, encontros e música fazem parte do dia a dia desses jovens.

OPTIKAL SYSTEM, DE PLINIO HIGUTI, ALEX NEVES E ALEXANDRE CRUZ “SESPER” (SP/SP, 30′, 2012)
Vídeo documentário de skate que retrata o período de 2000- 2002 e finalizado em 2012, que mostra um pouco como o skatista pensa sobre diversos assuntos: relação com a arquitetura da cidades, viagens, amigos.

Programa 03

VIDEOFOBIA, DE ANDERSON TUCA (SP/SP, 42’, 2000)
Vídeo de Skate com Rodrigo Gerdal. Nilton Urina , Fabio Cristiano. Rodrigo Teixeira, Marcio Conrado, Leandro Gringo, Thiago Garcia E Participação de Bob Burnquist, Biano Bianchin, Tarobinha, Fabrízio Santos, Lucio Mosquito, Eric Balboa E Muito Mais.

DUOTONE – DOIS TONS & DOIS SKATISTAS, DE FERNANDO GRANJA (SP/SP, 25’, 2008)
Duotone reúne a nata do skate de rua brasileiro da atualidade. gravado em todo Brasil, Argentina, Eua, Espanha, França, Inglaterra, República Tcheca, Rússia e na China. As introduções são em 24p para enaltacer a bela fotografia do vídeo. Com Fabio Cristiano & Rodrigo Teixeira, Alex Carolino & Marcos Mamá, Cezar Gordo & Bruno Aguero, Diego Chaveiro & Fernando Java

SOUL SKATE, DE MATHEUS HARDT (SP/SP, 3’11”,2012)
Descobrindo a filosofia de um grupo de amigos que em seu dia-a dia encontra no skate a liberdade necessária para continuar a vencer obstáculos. Com Rui Ybarra,Daniel Carrari, Gabriel Tonussi.

METROPOLE #6, DE WAGNER PROFETA (SP/SP, 35’,2010)
O vídeo mostra partes individuais de Mario Marques, José Martins, Diego Oliveira, Léo Giacon
Sessão Plus:

SINERGIA (SP/SP, 25’, 2012), de Bruno Inhudes e Mario Jorge Hermani
O video traz os skatistas Mario Jorge Hermani, Daniel Mordzin e José Martins em partes individuais. O video conta ainda com partes de diversos skatistas juntos em varias cidades do Brasil, e também algumas imagens dos próprios skatistas brasileiros em paises como Estados Unidos e Espanha.

Veja mais em [ BRSKATEFILM ]

Fonte: [ VISTART ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário